Pós-Graduação em Psicologia (Ufpa)

Conheça o PPGP – Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Linha de Pesquisa: FENOMENOLOGIA, TEORIA E CLÍNICA

O objetivo da linha é realizar pesquisas qualitativas acerca das práticas em psicologia clínica aplicada a saúde individual e coletiva, a partir de seu vértice fenomenológico existencial e hermenêutico; pretende também dialogar com teorias dos cuidados paliativos e do sofrimento humano. As metodologias incluem a hermenêutica da linguagem, estudos de casos e multicasos e revisões integrativas. As temáticas de interesse são: a experiência do luto, suicídio, morte, psicopatologias, psicoterapia na atenção básica, efeitos subjetivos das tecnologias de informática e comunicação, e religiosidade.

Docentes:

  • Profa. Dra. Adelma Pimentel: psicoterapia gestaltica nos contextos de saúde coletiva; sofrimento gerado pelo envelhecimento, racismo e depressão; subjetivação e tecnologias de informática e comunicação, cuidar: uma ação da condição humana.
  • Profa. Dra. Airle Miranda: processo de luto; cuidados paliativos; educação para morte.
  • Prof. Dr Cezar Seibt: fundamentos ontológicos e antropológicos da psicologia; fenomenologia e hermenêutica em Heidegger; psicologias hermenêutico-existenciais; morte e finitude; psicologia e educação.
  • Prof. Dr. Andrés Antunez: psicoterapia em instituições, psicopatologia fenomenológica, acompanhamento terapêutico, fundamentos fenomenológicos da psicoterapia, a afetividade na clínica.