Projetos Atuais do Instituto NUFEN

Projetos Atuais do Instituto NUFEN

CLÍNICA INTERDISCIPLINAR DA ANSIEDADE

2020 não foi um ano fácil; o verbo está no passado por considerar que a atualização não é apenas simbólica, dada a proximidade do ano 2021. Para realiza-la é necessário agir no agora repensando e vivenciando nossa Condição Humana, a partir das condições ligadas a ela: Viver em plenitude com o outro; superar a não vida; e não favorecer a morte súbita. Estas nos permitem aceitar a finitude como inerente ao ciclo da vida e a preservar o pertencimento ao mundo.

2020 o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19 . Pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 2020) o Corona vírus é conhecido como causador de resfriado nos seres humanos. Entretanto, neste momento surgiu um novo formato denominado SARS – COV- 2, de configuração danosa, causando quadros de insuficiência respiratória e alguns casos óbito.

Assim, fomos convidados pela natureza a repensar a nossa Condição Humana. No horizonte de nosso trabalho elaborei o Projeto de pesquisa e intervenção psicológica: Clínica Interdisciplinar do tratamento da Ansiedade para oferecer estratégias de enfrentamento ao sintoma, e ou ao conjunto deles, e ao sofrimento humano.

Considero que são várias as linguagens humanas que podem ser usadas para o cuidar na esfera da saúde emocional, psicológica e dos transtornos mentais comuns, sobretudo a ansiedade. Esta tese é fundamentada na Clínica do reconhecimento, minha proposição, inspirada na fenomenologia e na psicoterapia breve gestáltica visando a busca dos autossuportes e dos suportes sociais. As intervenções são enlaçadas no mundo da vida, e em um manejo psicológico dinâmico e colaborativo, envolvendo os saberes dos clientes e da Psicóloga. (Pimentel, 2005).

Conforme Solomon (1975) “Qualquer indivíduo pode apresentar ansiedade em uma ou outra ocasião. A ansiedade é uma resposta “normal”[1]  às ameaças dirigidas ao nosso corpo, propriedades, modo de vida, entes queridos ou valores estimados. A ansiedade é primariamente um estado subjetivo consciente, acompanhada por modificações fisiológicas características”. (p.53) “As manifestações somáticas comuns são: respiração excessiva, tensão da musculatura esquelética: cefaléia tensional, constricção da nuca ou toráx, voz tremula, dores costais; respiração suspirosa, síndrome de hiperventilação: dispneia, tontura, parestesias; alterações gastrointestinais; irritabilidade cárdio-vascular; disfunção genito-urinaria” (pp 54/55). 

A descrição apresentada em Solomon (1975) caracteriza um dos fundamentos da pesquisa, ou seja, nos aproximaremos no estudo da experiencia subjetiva de vivenciar a ansiedade. A questão principal do estudo é: Qual plano de tratamento interdisciplinar envolvendo psicoterapia gestáltica, e uso do alecrim Rosmarinus officinalis L contribui para remissão e/ou controle pelo cliente da ansiedade?  Quais são as contribuições da cápsula do alecrim e os benefícios do óleo essencial para remissão e/ou controle da ansiedade pelo cliente?

A equipe é composta pelo Psiquiatra Dr Fernando Nogueira – professor no HC; Mestrando em Psicologia no PPGP/linha de pesquisa Fenomenologia: teoria e clínica;

Farmacêutico: Prof. Dr. Otávio Carrera – UFPA

Em breve acrescentaremos o nome da Nutricionista especializada em Fitoterapia

Teremos ainda orientandos de Psicologia, Medicina, Farmácia e Nutrição.

Leia e veja os nosso próximos conteúdos


[1] Grifo meu.

Adelma Pimentel

Ser humano em constante atualização; melhor a cada dia, pois faço auto avaliação e ajusto o curso da vida. Gosto de amarelo, azul, de aromas, de quente e de frio no alimento e nas pessoas.